0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Novos produtos e serviços são lançados todos os dias, tornando o mercado de estética um dos mais concorridos. E por falta de tempo ou informação os empreendedores acabam buscando uma fórmula mágica de divulgação mesmo sabendo que ela não existe. A pergunta que fica no final é sempre a mesma: Como criar campanhas de marketing que geram resultados em vendas?

A resposta para essa pergunta não é simples e envolve método, estratégia, planejamento e mão na massa. Porém o resultado costuma ser melhor seguindo algumas etapas importantes. Vamos conhecê-las?

O início da criação de campanhas de marketing

O primeiro passo é definir quem vai iniciar o desenvolvimento das campanhas de marketing. Especialistas são sempre uma boa escolha, e em algumas etapas são importantes e necessárias. Porém, no começo você mesmo pode criar suas campanhas.  Veja abaixo como começar:

1º Etapa –  Comece fazendo um planejamento de metas

Com o planejamento é possível saber os objetivos da empresa e quais serão as ações a serem tomadas para se chegar ao resultado esperado.

Antes de criar a campanha, defina:

  • Os principais produtos/serviços que serão apresentados na campanha;
  • Orçamento mínimo e máximo;
  • Definição de qual ferramenta utilizar;
  • Definição dos canais de divulgação;
  • Definição do público alvo

Obs: Ah, e se for uma campanha promocional calcular bem os custos ou descontos ;D

2º Etapa –  Defina o seu público e segmento

Conhecer o público-alvo de sua empresa é muito importante para os negócios, bem como entender também seus interesses e como ele se relaciona com a sua empresa.

Público alvo: Ex. público feminino de um salão de beleza na zona sul de Goiânia

  • Mulheres entre 20 e 60 anos
  • Estado civil: Solteira, casada, divorciada…..
  • Que tenham renda superior a R$ 4.000,00
  • Moram na zona sul de Goiânia

Obs: Quanto mais informações e características melhor ;D

3º Etapa –  Divulgação e alcance

Vamos dizer que a parte fácil passou, que é planejar, definir o público e criar a campanha em si. Agora essa campanha precisa alcançar seu potencial cliente.

Para criação de uma campanha algumas ferramentas facilitam o processo. Não basta ter campanhas de marketing bem elaboradas e para vários canais, se você não escolher o canal adequado.

No segmento de estética, o foco na divulgação Mobile é essencial devido ao público estar a cada dia mais conectado. Nesse caso é necessário oferecer a melhor experiência, criando campanhas responsivas (adaptadas aos tamanhos e formatos de telas mobile) e segmentadas.

Outro ponto importante é o alcance na divulgação. A presença nas redes sociais é algo fundamental para o sucesso nas campanhas de marketing para esse segmento. Importante ressaltar que não basta ter um perfil criado é necessário manter frequência na divulgação.

Utilizando as ferramentas adequadas não podemos desconsiderar ações como promoções e sorteios para maior alcance da campanha.

 

 

4º Etapa –  Acompanhe os resultados

Não basta simplesmente criar campanhas de marketing de qualidade, publicar e focar na próxima campanha. É preciso acompanhar os resultados de cada campanha realizada em suas Redes Sociais.

Essa tarefa se chama monitoramento, e é importante pois assim é possível perceber quais são os tipos de campanhas com maior engajamento, prever possíveis reações das próximas campanhas a serem criadas e até mesmo fazer adequações de acordo com a necessidade.

Entenda que o planejamento deve ser realizado como ferramenta norteadora para a sua empresa, mas não pode ser completamente rígida, podendo ser adaptado caso seja realmente necessário, e em certos pontos, até mesmo novas metas poderão ser traçadas.

Estas 4 etapas ajudam na criação de campanhas de marketing mais efetivas principalmente no segmento de estética. Na sua próxima campanha faça um teste e monitore seus resultados!

Crie sua conta grátis no Markkit um aplicativo mobile para criar campanhas de marketing e capturar novos potenciais clientes, clique aqui e teste!