0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Todo empreendedor está interessado em vender, porém é importante saber como potencializar as chances de oferecer seus produtos e serviços e convertê-los em vendas reais.

Uma das táticas para potencializar seus negócios é fazer um marketing efetivo.  Você não precisa ser um expert em estratégias de marketing para divulgar sua clínica ou espaço estético. Basta entender e aplicar as melhores práticas e estratégias para o seu segmento.

Portanto, veja abaixo algumas dicas de estratégias de marketing para serviços de estética.

1- Invista em mídias sociais

Redes sociais bem estruturadas, atraentes e com definições claras sobre seus serviços, são canais importantes para uma estratégia de marketing.

As mídias sociais aproximam seu público potencial de sua clínica. Suas postagens e conteúdos precisam despertar interesse e além de falar sobre seus serviços e produtos, é importante conhecerem os profissionais envolvidos.

A demonstrando de experiências, formações e conhecimentos, atrai confiança e autoridade.

2 – Invista na experiência do cliente

Clínicas, SPA e espaços estéticos são acima de tudo, espaços de convívio ligados ao bem-estar e à qualidade de vida.

Se o cliente procurou a sua empresa significa que, por algum motivo, ele fez uma escolha entre as muitas opções do mercado. Sendo assim ele cria uma série de expectativas em relação ao serviço que lhe será oferecido.

Por isso é importante proporcionar desde o início uma boa experiência. Isso inclui a disposição dos elementos informativos no ambiente (para que o cliente não se sinta “perdido”), a cordialidade de seus funcionários, o conforto no espaço de espera e etc.

E a experiência deve continuar no momento “pós-venda”. Dessa forma será possível estabelecer um relacionamento entre empresa e cliente que vai além das categorias de prestação de serviço.

3 – Cartão Fidelidade

Para esta estratégia, deverá ser estipulado um prazo ou valor mínimo que o cliente deverá atingir no seu estabelecimento. Quando alcançar este limite, receberá um cartão que lhe dá descontos em todos ou alguns serviços oferecidos pelo salão.

Por exemplo: todos os clientes que gastarem um mínimo de R$ 500,00 adquirindo procedimentos estéticos, receberão um Cartão Fidelidade. A partir de então terão 10% de desconto em todos os procedimentos pré-estabelecidos.

4 – Prática de Recompensa

De modo geral esta prática é conhecida como “Compre 3 e ganhe 1”, pois é uma recompensa para os clientes que comprarem determinados produtos ou serviços do seu salão.

Digamos que um cliente faça 3 cortes de cabelo seguido no seu salão. Em cada um deles receberá uma ficha e quando juntar o terceiro corte, o próximo será uma recompensa oferecida pelo salão.

Esta é uma excelente maneira de estimular o cliente a voltar para o seu salão de beleza. Se você não puder oferecer um corte de cabelo gratuito, pode procurar outra maneira de recompensar. Por exemplo: a cada três cortes o cliente ganha o serviço de manicure.

5 – As críticas existem, esteja atendo a feedback dos clientes

Um dos maiores empecilhos para que haja engajamento entre seu negócio e os clientes é o medo das críticas.

Porém nada melhor que o próprio cliente para dizer o que acha do atendimento e se os serviços da clínica. Utilizando a metodologia de  Net Promoter Score (NPS), por meio de uma simples pergunta, é possível saber se a sua clínica tem prestado um serviço de qualidade para seus clientes.

Nesse caso, a pergunta sugerida é: Em uma escala de zero a dez, qual é a possibilidade de você indicar os serviços de nossa clínica para um conhecido ou amigo?

Aqueles que assinalam 9 ou 10, são considerados clientes promotores de sua marca. Quem assinala 7 ou 8, são chamados de clientes neutros. Já aqueles que assinalam 6 ou menos, podem ser considerados como clientes detratores.

Agora, se você prefere fazer um pequeno questionário mais detalhado, algumas perguntas que podem constar são:

  • De modo geral, como você avalia a qualidade de nossos serviços?
  • Qual é o seu grau de satisfação com a nossa clínica?
  • Os resultados obtidos foram o que você esperava?
  • Em qual aspecto você acha que ainda precisamos melhorar?

O mais importante é que seu questionário seja simples e, ao mesmo tempo, objetivo.

Conclusão

Depois que você pegar o jeito no planejamento de suas estratégias, não pare de aprender novas estratégias. Crie uma rotina e repita isso com frequência. A continuidade da aplicação das estratégias fará com que você seja lembrado pelos seus clientes.

Não deixe de seguir nossas dicas de estratégias de marketing para serviços de estética, elas são fundamentais para o crescimento do seu negócio.

Já conhece o Markkit? Clique aqui e saiba mais sobre a ferramenta de marketing para estética que está mudando a forma como as empresas trabalham.