Você acredita que o Instagram vai lotar sua agenda?

Primeiramente você precisa entender porque o Instagram não vai lotar sua agenda e o motivo é bem simples, pois da mesma forma que você precisa aprender sobre os equipamentos estéticos que você investe milhares de reais.

Você também precisa entender o Instagram além do trivial, pois é uma ferramenta que faz parte do processo de atrair novos clientes e alcançar as vendas.

Para que serve o Instagram?

O Instagram é uma rede social na qual o usuário “rola o feed de notícias” para ver fotos e vídeos dos amigos a quem segue.

A característica que mais chama a atenção é o foco, voltado ao conteúdo visual.

O Instagram foi feito para pessoas e tem o objetivo de ser LEGAL. A última coisa que o Instagram quer é incomodar e chatear seus usuários.

Como qualquer outra rede social, o Instagram tem o objetivo de agregar pessoas, fazer com que compartilhem momentos e se aproximem criando assim uma rede social agradável.

Resumo básico:

1 – Qualidade visual e conteúdo são importantes;

2 – O Instagram não é buscador de serviços e soluções, para isso existe o Google;

3 – O seu post seja ele bom ou não, no orgânico a média de engajamento é de 1% a 3% dos seus seguidores. Salvo exceções ou virais.

4 – Seguidores não são clientes; 

5 – Sua clínica precisa ter seguidores locais, pois eles são seu público;

6 – Fique a vontade para utilizar todas as funções do Instagram, porém não foque apenas em Filtros novos, se dedique aprender as funções comerciais;

7 – Instagram é o dono da audiência e não adianta você reclamar que seus posts não possuem alcance, pois a regra do jogo é simples PRECISA PAGAR. Não existe almoço grátis;

8 – O trivial você e a grande parte dos seus concorrentes estão fazendo iguais. Post  no Feed, Story, Vídeos mais do mesmo e outros;

9 – Um post por mais que fique dentro do Instagram ele só tem “vida útil” de 24 horas, então, se você for jogar o jogo do orgânico, boa sorte para fazer post/vídeos todos os dias e por um período muito longo;

10 – O Instagram possui funcionalidades para te ajudar a vender, mas você precisa querer aprender. Ele não vai fazer nada sozinho ou de graça.

Se você ainda  acredita que INSTAGRAM VAI LOTAR SUA AGENDA, preciso te dizer.

Infelizmente isso Não, não vai! 

Clientes não vão pular dentro do seu espaço estético só porque você criou uma conta no Instagram e faz posts.

Quem lota a sua agenda é você. É um grande erro depender do Marketing da Esperança, aquele que você faz 3 posts na semana e espera que os clientes cheguem até o seu espaço.

Mude sua forma de pensar, pois para vender não basta ter uma conta no Instagram. Você precisa de uma estrutura online e estratégias para vender.

O que chamamos de estrutura online?

  • Conta Instagram e Facebook;
  • Serviços no Google;
  • Cadastro no Google Meu Negócios;
  • Ferramenta para trabalhar Marketing de Indicação;
  • Grupos/Lista de Transmissão Whatsapp/Telegram;

O que chamamos de estratégias?

  • O que você irá compartilhar na sua estrutura online?
  • Quanto irá investir?
  • Quem será seu público alvo?
  • Qual a meta?
  • As pessoas conseguem encontrar seus serviços?
  • Scripts de Vendas;
  • Ferramentas para capturar leads/oportunidades;

É muito comum ouvirmos das profissionais de estética que não possuem tempo para se dedicarem as vendas ou estratégias. E outro grande problema é depender apenas do Orgânico do Instagram para conquistar seus objetivos de faturamento.

A pergunta que quero fazer é: Se você não tem tempo e você não está tentando nada novo além do trivial como você deseja alcançar seu objetivos de vendas?

Uma frase resume tudo: Daqui a um ano você vai desejar ter começado hoje”.

O mais importante é você entender que Instagram não vai lotar sua agenda e não irá fazer milagre sozinho e de graça e para que o processo ocorra você também precisa de ferramentas, uma estrutura online que comunique em todos os canais inclusive além do Instagram.

O aplicativo o Markkit é uma ótima ferramenta no mercado para ajudar você a possuir uma estrutura digital para cumprir boa parte do processo de melhorar a presença digital.

Bom trabalho e sucesso!